Rita Passos

sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Moradores de rua da Bela Vista recebem agasalhos de Rita Passos

Moradores de rua da Bela Vista recebem agasalhos de Rita Passos

A deputada Rita Passos realizou na noite do dia 8 de agosto a entrega de agasalhos aos moradores de rua que são atendidos pelo Refeitório Penaforte, no bairro da Bela Vista, em São Paulo.

A ação é fruto da Campanha do Agasalho 2011 “Se não vai usar, por que não doar?” idealizada por Rita Passos e promovida na Assembleia Legislativa de São Paulo, pela Subcomissão das Questões Sociais, a qual Rita Passos é presidente.

Os agasalhos arrecadados pela campanha foram entregues para aproximadamente 130 moradores de rua, com a ajuda de um grupo de 20 voluntários da igreja Luz do Mundo e Sal da Terra. Na ocasião, a deputada foi homenageada com o poema “Carência e Pobreza”, de autoria de Pedro Silvério da Silva, morador de rua há dois anos.

Para Rita Passos a campanha trata-se de uma ação prática e emergente para atender moradores de rua frente ao frio que faz nesta época do ano. “Tivemos a ideia de implantarmos a campanha do agasalho com intuito de ajudar. Muitas pessoas da Assembleia colaboraram com doações, isso foi muito importante. Esta Comissão pretende realizar outras campanhas para continuarmos ajudando na área social”.

Segundo a deputada caso a Campanha venha receber cobertores, eles serão entregues a entidades assistenciais do estado. “Se entregarmos aos moradores de rua estaremos incentivando-os a permanecerem nas ruas, é importante que essas pessoas procurem os albergues, porque neles elas são acolhidas e recebem o atendimento adequado com hospedagem e refeição.

Rita Passos relata que na capital obteve informações da secretária Municipal de Assistência Social, Alda Marco Antonio, de que sobram aproximadamente mil vagas nos albergues diariamente. “Sobram vagas porque os moradores de rua não querem ir para os albergues, nos albergues existem regras e eles não querem cumprir”.

A Campanha do Agasalho 2011 “Se não vai usar, por que na doar?” ocorrerá na Assembleia Legislativa de São Paulo, até o final de agosto. Para fazer a doação é necessário deixar os agasalhos nas caixas de arrecadação espalhadas em locais de grande circulação na Assembleia Legislativa de São Paulo.

Participam da Subcomissão das Questões Sociais juntamente com deputada Rita Passos os deputados, Adriano Diogo, José Cândido e deputada Heroilma Soares Tavares.