Rita Passos

quarta-feira, 27 de dezembro de 2017

Rita conquista carreta da mamografia para Salto

Rita conquista carreta da mamografia para Salto

O município de Salto receberá, no mês de janeiro, a carreta da mamografia. Esta é uma ação que contou com o trabalho da deputada estadual Rita Passos junto a Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo, e atende a solicitação dos vereadores Vinicius Saudino e Clodoaldo Martins.

A carreta prestará atendimento de 09/01 a 25/01, de 2ª à 6ª-feira, das 09h às 18h e aos sábados, das 09h às 13h, na Praça José Francisco Archimedes Lammoglia, 58 Centro (conhecida como Praça da Concha Acústica). O exame é gratuito e não precisa de pedido médico para mulheres com idade entre 50 e 69 anos. Fora dessa faixa etária mulheres poderão realizar o exame com o pedido médico. Para receber o atendimento é necessário comparecer com RG e cartão do SUS.

A mamografia pode diagnosticar precocemente o câncer de mama antes do surgimento dos sintomas.  A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que no mundo ocorram cerca de 1 milhão de casos da doença por ano, é o tipo de câncer mais comum na população feminina e a causa mais freqüente de morte. Porém, mastologistas afirmam que o tumor que é diagnosticado em estagio inicial tem possibilidade de cura de mais de 90%.

Para a deputada Rita Passos, a mulher cuida da saúde de toda a família e muitas vezes se esquece de cuidar dela mesma. “O exame da mamografia precisa ser feito anualmente, pois a mulher que se ama se cuida”, conclui Rita Passos.