Rita Passos

Rita Passos

Rita Passos

Rita Passos é Deputada Estadual e cumpre seu terceiro mandato. Nascida em Indaiatuba mora em Itu há quase três décadas, é casada com Herculano Passos, há 30 anos e tem duas filhas, Juliana e Renata.

Eleita em 2006 e reeleita em 2010 e 2014, Rita Passos é autora de importantes Leis no Estado de São Paulo, como a que institui a Política Estadual de Educação Ambiental, referência para o Brasil e outros países, a Lei que criou o Dia Estadual de Plantio de Mudas de Árvores Nativas em São Paulo; a Lei que impede a prática de trotes aos serviços de emergências: Corpo de Bombeiros (193), Polícia Militar (190) e Serviço de Ambulância – SAMU (192); a Lei que institui a Semana Estadual da Adoção; a Lei que inclui entidades de Educação, sem finalidades lucrativas, no programa Nota Fiscal Paulista; a Lei que estimula a prática do escotismo nas escolas estaduais e o Projeto de Lei do Idoso, que dispõe que o Estado ofereça atenção ao idoso com 60 anos ou mais, que se encontra em situação de vulnerabilidade ou risco social.

Como deputada, Rita Passos conquistou para mais de uma centena de municípios a liberação de verbas para infraestrutura, melhorias na malha viária e rodoviária, verbas para investimentos em Saúde, Educação, Segurança, Cultura e Social, duplicação de rodovias, recursos para entidades assistenciais, etc.

Rita Passos comandou a Secretaria Estadual de Assistência e Desenvolvimento Social (SEADS) entre 2009 e 2010. Nesse período, valorizou e ampliou a política de assistência e desenvolvimento social do governo do Estado.

Criou o “Centro Dia do Idoso”, projeto para o atendimento de idosos semidependentes; firmou parceria com o Senac para oferta de cursos gratuitos de qualificação para o trabalho aos atendidos pelo “Ação Jovem”; instituiu o Projeto Complementando Renda Cidadã, de cursos de qualificação profissional gratuita aos atendidos pelo programa e percorreu o Estado para divulgar a possibilidade das entidades sociais se beneficiarem da Nota Fiscal Paulista.

Em 2014, Rita Passos foi reeleita para cumprir o terceiro mandato de Deputada Estadual pelo Partido Social Democrático (PSD). Na Assembleia Legislativa é coordenadora da Frente Parlamentar de Adoção e Pró-convivência Familiar e integra duas importantes comissões, Educação e Cultura e Direitos Humanos.